Informação sobre cólica, causas, sintomas e tratamento da cólica, identificando o diagnóstico da cólica menstrual, intestinal, renal e as cólicas em bebés, identificando formas de promover a sua prevenção ou de diminuir a sua ocorrência e intensidade.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cólicas em bebés, recém-nascidos

No início da sua vida, alguns bebés sofrem frequentemente de cólicas. Estes ataques de dor desaparecem, geralmente, a partir dos três meses de idade.
As cólicas de três meses devem-se à grande sensibilidade dos órgãos digestivos ainda insuficientemente desenvolvidos ao nascimento.
Geralmente, os pais conseguem fazer a distinção entre os gritos de fome e aqueles, estridentes e agudos, com os quais o bebé exprime o seu mal-estar. As dores que ele sente também se lêem no seu comportamento físico, agita-se e contorce-se, estica e encolhe as pernas e o seu ventre é duro quando se lhe toca.
Estas dolorosas cãibras intestinais do pequeno ser podem ter várias causas: de uma parte a falta de maturidade do tubo digestivo, mas também a aerofagia (o bebé engole demasiado ar), uma reacção a um alimento absorvido pela mãe, estímulos demasiados fortes para os seus sentidos e para o seu sistema nervoso (longos trajectos de carro, passeio no meio de uma multidão, agressões sonoras permanentes devido à rádio ou televisão, etc...), tensão e stress ambiental, conflitos familiares, fadiga e cansaço da mãe.
As cólicas dos três primeiros meses são muito difíceis de suportar para os jovens pais, que fazem o seu melhor para aliviar a sua criança sem obterem sucesso a maior parte das vezes.