Informação sobre cólica, causas, sintomas e tratamento da cólica, identificando o diagnóstico da cólica menstrual, intestinal, renal e as cólicas em bebés, identificando formas de promover a sua prevenção ou de diminuir a sua ocorrência e intensidade.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Recomendações gerais sobre as cólicas do lactente

Se tiver um bebê com cólica, procure não ficar nervoso. O estresse e a tensão - tanto seus quanto do bebê - podem contribuir para a cólica e piorar o problema. Se sentir que sua frustração está fugindo de seu controle, converse com um profissional de saúde. No meio de um choro, relacionado à cólica, experimente uma das seguintes sugestões:
  1. para ajudar a relaxar as câimbras musculares e acalmar seu bebê, coloque-o sobre seus joelhos ou contra seu peito com um saco de água morna entre você e a barriga do seu bebê.
  2. se o bebê adorar água, experimente um banho morno e calmante. Massageie sua barriga com uma loção sem álcool ou óleo. Seguindo o caminho natural dos intestinos, esfregue suavemente do "canto" direito inferior do abdome até a parte inferior da caixa torácica, descendo para o "canto" esquerdo inferior e repita a operação.
  3. alguns bebês reagem quando são acariciados e ninados. Muitos bebês se acalmam quando você os coloca no colo e anda com eles. Alguns preferem a segurança de serem bem enrolados em um cobertor; alguns preferem cobertas  soltas que permitam a livre movimentação. Tente descobrir o que seu bebê prefere.
  4. os bebês com sintoma nervoso sensível podem reagir melhor com a diminuição de estímulos externos. Experimente uma iluminação fraca, menos toques e uma atmosfera tranqüila.
  5. alguns bebês reagem à música calma e tranqüilizante; alguns a gravações de batimentos cardíacos; alguns a gravações dos sons com os quais conviveram nos nove meses de vida uterina, que incluem os batimentos cardíacos e o som constante do fluxo sangüíneo da mãe circulando no seu corpo. Curiosamente, o som da máquina de lavar roupa muitas vezes parece ter o mesmo efeito, pois o movimento vigoroso distrai alguns bebês com cólica.
  6. e ouvir música animada ou saltitar com o bebê no colo talvez não seja sua atividade predileta às 3 horas da manhã, mas sabe-se que surte efeito.
  7. faça seu bebê "pedalar". Com o bebê deitado de costas no chão, movimente suavemente suas pernas, como se ele estivesse pedalando. Pratique esse exercício várias vezes, todos os dias.
  8. faça um curso de massagem infantil para aprender como a massagem ajuda o crescimento e desenvolvimento geral do seu bebê. Seu professor também pode lhe ensinar massagens e técnicas específicas para debelar a cólica.